A acusação do senador Marcos do Val contra o ex-deputado Daniel Silveira veio acompanhada de prints que, supostamente, mostram conversas entre os dois para colocar em prática uma tentativa de golpe de Estado.
Na conversa, divulgada à imprensa por do Val, Daniel Silveira teria dito, em certo momento que: “Se aceitar a missão, parafraseando o 01, salvamos o Brasil”. Na conversa, não fica claro a quem ele se refere quando utiliza o termo “01”, mas este é um apelido que costuma ser usado para se referir a Flávio Bolsonaro, filho mais velho do ex-presidente.
Em outro trecho, a mensagem que seria de Daniel Silveira afirma já ter escutas e um veículo receptor para colocar o plano em prática e que o mesmo seria “restrito a um círculo de 5 pessoas”.
Em outro trecho, Daniel teria dito que “todos seriam “levados às posições que devem estar” e que do Val seria marcado como um herói.
ACUSAÇÕES
Na madrugada desta quinta-feira, 2, do Val acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Silveira de organizarem uma reunião, em dezembro de 2022, para propor o envolvimento do senador em um plano golpista que teria como um dos pontos principais a gravação de uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
O senador, inclusive, chegou a dizer que renunciaria ao cargo e deixaria a política. Entretanto, horas depois, voltou atrás da decisão e afirmou que “estuda” o assunto.
Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal solicitou ao ministro Alexandre de Moraes que pudesse colher depoimento de do Val, o que foi permitido pelo magistrado.