////

Homem ateia fogo em si mesmo e morre ao protestar contra o STF

Um homem não identificado ateou fogo no próprio corpo ao protestar conta o Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira, 31. Após duas noites internado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, ele não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada na madrugada desta quinta-feira, 2.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) revela que foi acionada às 16h30 em uma denúncia de tentativa de suicídio e, ao chegarem na Esplanada dos Ministérios, averiguaram que um homem de 58 anos teria colocado fogo em si mesmo. Testemunhas afirmam que ele teria gritado contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

As chamas foram controladas no local por pessoas que testemunharam a cena, que, em seguida, entraram em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também foram encontradas fotos no local que seriam do protestante e mostravam Johann Georg Elser e Claus von Stauffenberg, responsáveis por atentados contra Adolf Hitler.

Outra figura nas fotos foi o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. Nas imagens era possível ler a frase “Perdeu, mané”, usada pelo também ministro do STF Luís Roberto Barroso quando foi abordado por um manifestante bolsonarista em Nova York.