A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta quarta-feira (1º) o portal “Qual Empresa Me Ligou”, uma nova ferramenta para combater o telemarketing abusivo. O serviço, disponibilizado gratuitamente, permite consultar dados das empresas que incomodam os consumidores com ligações frequentes.
A iniciativa determina às operadoras que disponibilizem uma ferramenta online de consulta da identificação do titular de determinados códigos de acesso. A obrigatoriedade é válida quando o originador da chamada for pessoa jurídica.
Quem receber a chamada abusiva, seja no telefone fixo ou móvel, precisa apenas do número que originou a ligação para checar as informações. O serviço de consulta vai exibir detalhes como o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e a razão social da empresa que realizou a chamada.
Inicialmente, será possível consultar, no site Qual Empresa Me Ligou, as informações de números fornecidos pelas operadoras Claro, TIM, Oi, Vivo, Algar e Sercomtel. Os dados das linhas comercializadas pelas demais prestadoras estarão disponíveis ao longo dos próximos meses, de acordo com a Anatel.
COMO USAR
Para saber quem te ligou usando a nova ferramenta lançada pela Anatel, o primeiro passo é acessar o site Qual Empresa Me Ligou. Em seguida, informe o número que originou a chamada, no campo específico, incluindo o DDD, marque a caixa de seleção “Sou humano” e clique em “Consultar”.
Como informado anteriormente, os dados de quem originou a ligação só serão exibidos pela plataforma se o número pesquisado pertencer a uma empresa. Caso ele seja associado a uma pessoa física (CPF), o sistema mostrará a seguinte mensagem: “Não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal”.
A agência reguladora disse ainda que as informações repassadas pelas prestadoras podem demorar até 30 dias para aparecer no site. Por isso, há chance de que algumas pesquisas terminem sem retornar o resultado, neste primeiro momento, mesmo se tratando de telefones comerciais.
No lançamento do site que permite pesquisar qual empresa te ligou, a Anatel também divulgou informações atualizadas sobre as iniciativas para frear o telemarketing abusivo lançadas nos últimos meses. Segundo o órgão, a quantidade de chamadas curtas apresentou “redução significativa” entre junho de 2022 e janeiro deste ano.
Com duração de até três segundos, tais chamadas normalmente são realizadas por robôs e aparecem entre as principais reclamações. No início de junho, cerca de 4 bilhões de ligações do tipo eram feitas semanalmente, número que caiu para 2,47 bilhões na semana de 15 a 23 de janeiro.