Diego Kalinski, de 26 anos, foi morto a tiros por policiais militares após resistir a uma ordem de prisão. A abordagem ocorreu após uma denúncia por perturbação de sossego em Vera, cidade do interior do Mato Grosso, na madrugada deste domingo (5). A corporação iniciou uma investigação interna para apurar a conduta dos agentes.
Nas imagens feitas por testemunhas, é possível ver que o jovem, que não estava armado, resiste à prisão, atinge policiais com socos e chega a tomar o cassetete de um deles. Além de Diego, o irmão de 31 anos também foi baleado. Ele passou por uma cirurgia na mão e teve alta.
VEJA O VÍDEO:
Na confusão, um dos policiais sacou a arma e atirou pelo menos duas vezes no jovem, que morreu no local. Os dois agentes envolvidos foram afastados das funções ainda no domingo.
Em entrevista à TV Centro América, afiliada da Globo no estado, Jessica Vasconcelos, familiar da vítima, disse que a polícia agiu propositalmente para matar Diego. “A polícia tinha meios não letais para imobilizar. Eles escolheram assassinar meu primo”.
Em nota, a corporação disse que “O Governo de Mato Grosso reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade”.