////

Comissão externa para acompanhar crise humanitária Yanomami viaja para a região nesta quinta-feira, 9

Cinco senadores e três deputados federais vão ser selecionados para fazer parte do grupo

O Senado aprovou, na quarta-feira, 8, a criação de uma comissão externa para acompanhar a crise humanitária sofrida pelo povo Yanomami, a situação da capital de Roraima e a retirada dos garimpeiros da região. Cinco senadores e três deputados federais vão ser selecionados para fazer parte do grupo que será enviado ao estado nesta quinta-feira, 9. 

Segundo o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, o gabinete da presidência entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para oferecer uma aeronave e um helicóptero que sirvam de transporte das autoridades para a região Yanomami.

O acompanhamento do processo de retirada dos garimpeiros será feito pelas autoridades politicas. Imagem: Divulgação

O documento oficial sugeriu a participação de membros da Procuradoria-Geral de República (PGR), do Ministério da Defesa, Ministério dos Direitos Humanos e Ministério da Justiça. Além do autor do requerimento, serão enviados também os senadores Chico Rodrigues (PSB-RR) e Hiran Gonçalves (PP-RR), também os deputados federais convidados, Duda Ramos (MDB-RR), Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) e Albuquerque (Republicanos-RR).

Uma comitiva do Ministério da Defesa formada pelo ministro da pasta, José Múcio; o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, já chegou na região de Roraima, com o objetivo de acompanhar os trabalhos e apoio de militares no 4º Pelotão Especial de Fronteira.