O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou durante uma reunião no ministério, nesta sexta-feira, 17, que a viagem à Índia para a 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais será o começo da caminhada para que o Brasil assuma a liderança do G20.
O grupo reúne as maiores economias mundiais para apoiar o crescimento e o desenvolvimento mundial através da arquitetura financeira internacional e oportunidades de diálogo sobre políticas nacionais, cooperação internacional e instituições econômico-financeiras internacionais.
Segundo o ministro, a liderança do presidente Lula será de extrema importância para que o Brasil assuma o posto no grupo: “A ida à Índia prepara o terreno para que o Brasil assuma a presidência do G20 a partir do ano que vem. Vai ser muito importante, porque o presidente Lula é uma autoridade mundial, uma pessoa muito respeitada pelos seus oito anos de governo e, por isso, a sua liderança vai ser muito importante para endereçar assuntos de interesse nacional e internacional na presidência do G20”, afirmou Haddad.
Haddad chegou a comentar ainda que após a reclusão do último governo é totalmente “saudável” a participação do Brasil no cenário global, já que na nova posição do país é bem visto no cenário mundial.
Com informações do G1*