///

Comitiva de indígenas do Pará sofre acidente na BR-163 em MT; organização pede doações para ajudar o grupo

Um grupo de cerca de 35 lideranças indígenas Tapajós Arapiuns, do Baixo Amazonas, região no Pará, sofreram um acidente na BR-163, no Mato Grosso, no início da madrugada deste domingo, 19. Eles retornavam de compromissos na capital federal, Brasília. Uma pessoa teve ferimentos ‘moderados’, outras duas sofreram ferimentos leves e 32 saíram ilesas. Os feridos foram encaminhados para um hospital próximo.

De acordo com as primeiras informações, o veículo da empresa, que é de Santarém, no Pará, teve problemas na barra de direção o que fez o motorista perder o controle do veículo ao realizar uma curva. O ônibus tombou na pista.

35 indígenas do Baixo Tapajós estavam no ônibus. Imagem: Reprodução.

REPERCUSSÃO

Nas redes sociais, a organização da comitiva de integrantes do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (Cita), disse que a viagem se encerraria na segunda-feira, 20, com destino final em Santarém. “Indígenas dos 14 povos que compõem a região do Baixo Tapajós, enquanto regressavam de uma intensa agenda em Brasília ao longo da semana, quando por volta de 00:30 (meia noite e meia), sofreram um acidente na BR 163 no estado do Mato Grosso. Graças à Tupã e nossos encantados, a delegação passa bem e alguns que tiveram escoriações leves foram encaminhados ao hospital do município de Sinópolis. Neste momento de solidariedade, pedimos as orações e ajudas para que tão breve os nossos parentes possam chegar na cidade de Santarém-PA e em seguida se encontrarem com suas famílias que os aguardam”, disse a CITA.

AJUDA

Durante o acidente, as perdas foram de pertences e bens materiais. E agora a delegação está precisando de doações. “Para ajudar, você pode fazer a doação para o pix *94519358272* (Auricélia dos Anjos Fonseca) ou *93991522655* (Arlisson Alexandre da Mota Sousa) para a compra de roupas, cobertores, casacos, toalhas, material de higiene (escovas, creme dental, sabonete), álcool em gel, papel higiênico, água mineral e calçados. Toda ajuda é bem vinda. Surara! Sawe!”, afirmou a CITA nas redes sociais.