/////

Conheça Mestre Damasceno, criador do ‘búfalo-bumbá’ e homenageado pela Tuiuti no Carnaval do RJ

Mestre Damasceno (@mestredamasceno), um dos maiores nomes da cultura popular da ilha do Marajó, no Pará, será homenageado na noite desta segunda-feira, 20, pela escola de Samba Paraíso da Tuiuti, do grupo especial, no carnaval da Sapucaí, no Rio de Janeiro.

O músico desembarcou neste domingo, 19, no Rio onde se prepara para o desfile na Sapucaí. O enredo é “O Mogangueiro da Cara Preta”, e a agremiação vai contar a chegada dos búfalos e sua adaptação a Ilha de Marajó, assim como o folguedo do búfalo-bumbá criado por Damasceno.

A comitiva que acompanhou o ícone marajoara é formada por 15 pessoas, 8 artistas, sendo Mestre Damasceno e os Nativos Marajoara, e 7 técnicos, entre produção, assessoria de imprensa, fotógrafo, cinegrafista e uma assessora de acessibilidade. A viagem está sendo realizada com o apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo.

QUEM É O MESTRE DAMASCENO?

Damasceno Gregório dos Santos, o grande mestre Damasceno, nasceu no quilombo de Salvá, no município de Salvaterra, na ilha do Marajó e é cantor e compositor de toadas de boi-bumbá, de carimbó, xote, samba e até brega.

O músico tornou-se uma pessoa com deficiência visual aos 19 anos, devido a um acidente de trabalho. Este ano ele completa 69 anos de idade, e também 50 anos de atuação na cultura popular.

ALBÚNS GRAVADOS:

Mestre Damasceno tem quatro álbuns gravados. Em 2013 gravou “Poesia e Reflexões”, com 11 canções em um projeto de uma escola municipal de Soure. No ano de 2020, produziu o cd “Canta o Encanto do Marajó”, com 10 músicas, realizado através de recursos próprios e apoio de amigos, em um estúdio de Salvaterra; e em 2021 gravou Encontro D’água, que teve participação especial de Dona Onete na faixa Feira do Veropa, com apoio do Edital de Música da Lei Aldir Blanc – Secult/PA, e agora em janeiro de 2023 lançou o álbum Búfalo-Bumbá. Em março, fará o lançamento de mais um trabalho musical.

PRÊMIOS E TÍTULOS:

Mestre Damasceno já ganhou inúmeros títulos. O primeiro título foi em 1973, aos 19 anos, quando foi campeão de colocador de Boi-Bumbá, no município de Soure, e de lá para cá muitos outros o sucederam.

Ele foi reconhecido como mestre de carimbó pelo Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2017); além de muitas outras premiações e homenagens simbólicas, inclusive na Assembleia Legislativa do Estado do Pará e na Câmara Municipal de Salvaterra.

QUE HORAS ACONTECE O DESFILE?

A Paraíso do Tuiuti é a primeira escola a desfilar nesta segunda. A agremiação de São Cristóvão deve entrar aproximadamente às 22h na Sapucaí.

CONHEÇA O ENREDO:

O enredo “Mogangueiro da cara preta” fala das especiarias com alto valor na Europa e a descoberta de temperos e condimentos no “descobrimento” do Brasil e das Américas, e fala também sobre a chegada de búfalos, originários da Índia, que são cartão-postal na Ilha de Marajó, com a reverência do povo da ilha a esses animais. O tema também aproveita as influências de festas nortistas, homenageando Mestre Damasceno, grande artista popular marajoara, que criou um “Búfalo – Bumbá”, uma adaptação do Auto do Boi, tendo como figura central o búfalo.

Redes Sociais:

Instagram: https://instagram.com/mestredamasceno

Facebook : https://www.facebook.com/MestreDamasceno

Youtube : https://www.youtube.com/c/mestredamasceno