O Governo do Estado de São Paulo confirmou, na tarde desta segunda-feira, 20, o número atualizado de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem o norte do estado. Segundo os órgãos de segurança e resgate, 40 pessoas perderam a vida nos últimos dias, sendo a maioria no município de São Sebastião, enquanto um óbito foi registrado em Ubatuba.
Dos 40, sete já foram identificados e liberados para sepultamento, incluindo o de uma garota de sete anos, a única vítima do município de Ubatuba. Segundo o Governo do Estado, o número de desaparecidos é estimado em 40 pessoas, cujas buscas envolvem o trabalho de 600 profissionais.
Já os resgatados são atendidos no Hospital Regional do Litoral Norte, totalizando 18 adultos e cinco crianças já avaliados e hospitalizados, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, seis resgatados estão em estado grave, enquanto 13 são considerados estáveis, além de dois pacientes já terem recebido alta hospitalar. Por fim, duas vítimas, uma grávida e uma puérpera, foram transferidas para o Hospital Stella Maris.
As chuvas das últimas 24 horas tem a quantidade de água considerada a maior da história do país. Além dos deslizamentos, o fornecimento de água foi interrompido, além da interdição de estradas e cancelamento de festas de Carnaval na região.