A renomada revista científica Nature Medicine publicou um estudo de caso nesta segunda-feira, 20, de uma paciente que conseguiu se curar do vírus HIV, causador da Aids, após uma tratamento por transplante de células-tronco. Ele é um homem alemão de 53 anos e foi o quinto caso de sucesso após o procedimento que visava trata um quadro de leucemia.
Após o tratamento não foi nenhum traço do vírus no organismo do paciente e, segundo o estudo, as células-tronco vieram de um doador que possui uma mutação genética, que impede o HIV de entrar nas células, além de renovar o sistema imunológico do recebedor.
“Durante um transplante de medula óssea, as células imunes do paciente são totalmente substituídas por células do doador, o que permite eliminar a grande maioria das células infectadas”, explica o virologista Asier Sáez-Cirion, um dos autores do artigo científico, após a publicação.
“Esta é uma situação excepcional quando todos esses fatores coincidem para que este transplante seja um duplo sucesso, tanto para a cura da leucemia quanto para o HIV”, reforça.