/////

Criminosos armados invadem base federal na Terra Indígena Yanomami, diz Ibama

Agentes do Ibama, que estavam no local, entraram em conflito armado contra os suspeitos

Uma base federal foi atacada na madrugada desta quinta-feira, 23, por supostos garimpeiros armados que furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera, na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Agentes do Ibama, que estavam no local, entraram em conflito armado contra os criminosos após renderem uma das embarcações.

Durante o conflito, um dos suspeitos ficou ferido e foi detido pela Polícia Federal (PF) encaminhado a uma unidade de saúde e estava internado até a noite desta quinta. Os supostos garimpeiros teriam descido o rio em 7 “voadeiras” de 12 metros carregadas de Cassiterita ou ‘ouro negro”. Após o ataque os criminosos fugiram.

Policiais federais durante a ação na Terra Yanomami, em Roraima. Imagem: Polícia Federal

O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. A base foi instalada no último dia 7 e tem a segurança feita por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.

Segundo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o ataque foi orquestrado e que as medidas de segurança da base vão ser reforçadas : “Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula” , disse.