O município de Abaetetuba, no nordeste do Pará, sofreu com deslizamentos de terra na sexta-feira, 24, nos bairros São João e São José. Segundo registros, moradias e postes de energia elétrica foram os mais afetados pela erosão, que levou moradores da região a evacuarem a área.
A Polícia Militar confirmou que não houve vítimas e a energia já foi desligada pela Equatorial Pará, a fim de evitar maiores acidentes. Órgão como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já estão nos locais mais afetados, além da própria prefeita da cidade, Francineti Carvalho, que afirmou já ter pedido auxílio do governador do Estado, Helder Barbalho, além do Ministério das Cidades.
Confira a nota divulgada pela Prefeitura de Abaetetuba:
“A Prefeitura Municipal de Abaetetuba informa que já está tomando todas as medidas necessárias com relação aos danos causados pelo deslizamento de terra nos bairros do São João e São José. O perímetro está com trincas no solo da Rua Siqueira Mendes até o final da D. Pedro I.
Não há feridos e por precaução é necessária a evacuação de emergência dos moradores no entorno. Todas as Secretarias de Governo junto a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e DEMUTRAN estão trabalhando para lidar de forma efetiva com a situação.
Nossa prioridade no momento é o isolamento da área e o remanejamento das famílias para o ginásio esportivo Hildo Carvalho.
A Prefeita Francineti Carvalho está no local e já solicitou apoio do Governo do Estado e do Ministério das Cidades. A PMA (Prefeitura Municipal de Abaetetuba) vai destinar recursos para o aluguel social das famílias afetadas com o desastre”.
Já a concessionária de energia do estado, a Equatorial Pará, também se pronunciou em nota. Confira:
“A Equatorial Pará reforça seu comprometimento em normalizar o fornecimento de energia elétrica para os clientes da Ilha de Sirituba, em Abaetetuba, região do Baixo Tocantins, no menor tempo possível e informa que suas equipes técnicas seguem trabalhando, sem medir esforços, para encontrar soluções para sanar a situação.
Conforme orientações da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, ainda não é seguro realizar a implantação de estruturas para distribuição de energia que atenderá a ilha.
Como medida de segurança e para prevenir acidentes, as equipes técnicas da distribuidora realizaram a retirada dos cabos que se conectavam à torre”, afirmou.
Segundo Informações preliminares, o ocorrido foi provocado por um deslizamento do solo na área, impactando algumas casas e a torre de distribuição. As causas do deslizamento estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.
O fornecimento de energia já foi restabelecido.