Estrela dos filmes de ação a partir dos anos 80, o ator Bruce Willis vem enfrentando o maior desafio de sua vida: o diagnóstico de demência frontotemporal. Por conta a doença degenerativa, ele tem dificuldade de reconhecer a própria mãe, como afirmou um familiar nesta semana.
Em entrevista ao jornal alemão Bild, um primo, identificado como Wilfried Gliem, afirma a dificuldade de Willis em reconhecer a mãe e diz que chega a ser difícil ter uma conversa com ele: “Seu comportamento é muito lento, sempre tem uma ligeira agressividade, mas é comum na condição clínica dele”.
Aposentado como ator, Bruce Willis teve o diagnóstico revelado ao público há duas semanas, pela própria família, que conta que enfrentará a situação juntos.
“Infelizmente, desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, informara em comunicado.
Outros sintomas comuns da doença são:
- Desinibição, com conduta sexual inadequada;
- Obsessividade por hábitos sem sentido e repetindo a mesma ação várias vezes.
- Impulsividade, com gastos desnecessários e xingamentos frequentes.
- Dificuldade de julgar emoções de terceiros.
- Dificuldade de pensar de forma abstrata, prestar atenção e recordar o que foi dito.
- Dificuldade em expressar ideias ou fazer ações para uma tarefa na ordem certa.
- Facilidade de ficarem distraídas.
- Os músculos podem ser afetados em alguns casos, podendo ficar fracas e definhar (atrofiadas).
- Os músculos da cabeça e do pescoço estão entre os mais afetados, dificultando a fala, mastigação e deglutição. seja difícil engolir, mastigar e falar.