A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 2, uma vacina que previne uma das doenças mais combatidas nos últimos anos no Brasil: a dengue. O imunizante Qdenga tem aplicação subcutânea em duas doses, com intervalo de três meses, e é indicado para pessoas de 4 a 60 anos, com o uso de quatro tipos do vírus da Dengue e foi produzido com pela empresa Takeda Pharma.
Os estudos apresentaram uma eficácia de 80,2% contra qualquer sorotipo da doença após 12 meses da aplicação da vacina, feitos em países endêmicos para a dengue, além da vacina ter sido aprovada após avaliação da Agência Sanitária Européia.
A concessão do registro pela Anvisa agora permite a comercialização do produto no país, contanto que as condições aprovadas pela agência de saúde sejam mantidas.
Esta será a primeira vacina no Brasil que contempla um grupo amplo, pois o único imunizante disponível atualmente, a Dengvaxia, dos laboratório Sanofi Pasteur, tem uso restrito para o público dos 9 até os 45 anos de idade, que já tenham contraído a Dengue.
Quem também corre em busca de uma vacina contra a doença é o Instituto Butantã, que já estuda o imunizante Butantan Dv há mais de uma década, com defesa para os quatro sorotipois da Dengue, porém em aplicação única. Até o momento, os testes clínicos mostraram eficácia de 79,6%.
Apenas em 2022, a dengue matou 1.016 pessoas no Brasil, maior número registrado desde 2015.