O Hospital de Campanha do Hangar fechou suas portas ontem (14). O local servia como centro de atendimento para pacientes com Covid-19 desde 10 de abril de 2020. O último paciente, Estevam Caldas de Sá, um senhor de 82 anos, morador de Marituba, estava internado no hangar desde 28 de setembro e foi transferido para o Hospital Santa Terezinha especializado em atender pacientes com covid-19.
Foram mais de 7 mil pessoas atendidas no local por cerca de 1,5 mil profissionais da área da saúde que trabalharam na sede. Entre os 7.388 pacientes atendidos, 345 foram transferidos e 4.944 receberam alta médica segundo a Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública – Sespa.
Ainda segundo a Sespa, os pacientes com Covid estão sendo direcionados ao Hospital Santa Terezinha, referência no tratamento contra a doença.
Cerimônia ecumênica de encerramento:
O governador Helder Barbalho anunciou um vídeo em suas redes sociais o fechamento do hospital de campanha e informou que uma cerimônia ecumênica será feita este sábado (16), para o encerramento das atividades.
Um memorial será feito em homenagens aos profissionais e as vítimas da Covid-19 e o Hangar voltará a ser um centro de convenções e eventos no ano de 2022 após a reestruturação do espaço.
A cerimônia ecumênica será no próximo sábado (16) ás 17 horas, com a presença do governador e de profissionais de saúde que atuaram no Hospital. O evento será aberto ao público. O acesso será pelo estacionamento do Hangar. Tudo será transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Governo do estado.
Veja o vídeo completo com declaração do governador: