O dia do Consumidor é comemorado nesta quarta-feira, 15, e com essa data o número de anúncios na internet ou nas vitrines das lojas oferecendo promoções e vantagens tentadoras para os consumidores só aumentam. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado do Pará em parceria com o Procon, Ministério Público do Estado do Pará, Polícia Civil e a Faculdade Integrada da Amazônia (Finama), lançaram a campanha “Cuidado! É golpe”, para alertar a população sobre essa prática criminosa.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes contra clientes de bancos cresceram 165% logo no início de 2021. Já em 2022, uma pesquisa da Serasa Experian revelou que 1 brasileiro é alvo de golpes a cada 9 segundos, sendo os bancos e cartões os segmentos mais impactados.
Os golpes que mais aumentaram foram aqueles chamados de “engenharia social”, em que a vítima é levada a fazer ações em benefício dos criminosos. Veja alguns dos mais comuns:
- Golpe da prova de vida: a pessoa recebe uma ligação de alguém que se apresenta como funcionário do INSS e a orienta a baixar um aplicativo para realizar a ação. A partir daí, ela acaba contraindo um empréstimo cujo valor vai para a conta do estelionatário.
- Golpe do falso motoboy: os criminosos entram em contato com a vítima e alertam sobre supostas transações irregulares. Em seguida, afirmam que um motoboy irá até a residência da pessoa recolher o cartão que estaria “clonado”. A pessoa é orientada a cortar o cartão ao meio, o que dá mais veracidade à ação. Porém, o chip não é cortado, o que permite aos estelionatários fazerem uso do cartão.
- Golpe do consórcio: a pessoa vê uma oferta de produto ou serviço com preço abaixo da média e decide entrar em contato com o anunciante. A partir de então, buscando garantir a suposta oportunidade, faz um pagamento como “sinal”. Entretanto, depois descobre que havia feito um consórcio e seguiu pagando por aquela contratação indevida.
- Golpe da portabilidade: o criminoso finge ser gerente do banco da vítima e liga para ela. A seguir, oferece portabilidade de empréstimo já existente, diminuindo a parcela do novo contrato. Para isso, pede a transferência do valor devido para quitar o anterior. Ele recebe o dinheiro e some.
Segundo o defensor público Cássio Bitar, “a campanha tem como finalidade trabalhar a informação ao consumidor, sobretudo os idosos e pensionistas do INSS, principais vítimas deste tipo de fraude. A informação adequada pode prevenir novas vítimas. A informação é um dos pilares da defesa do consumidor, e deve ser trabalhada constantemente”, enfatiza.
COMO EVITAR?
Para evitar ser vítima desses golpes, é importante tomar cuidado ao fornecer informações pessoais, verificar sempre as informações do remetente e destinatário de e-mails e mensagens, utilizar senhas seguras, verificar extratos bancários regularmente e desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
Ainda de acordo com Cássio Bitar, a Defensoria tem atuado contra esse tipo de golpe de maneira individual e coletiva. “Diariamente são dezenas de atendimentos que, quando não resolvidos extrajudicialmente são levados até a justiça. Além disso, já foram propostas diversas ações coletivas contra bancos e empresas de consórcio que permitem vazamento de dados e possibilitam as ações criminosas”, explica.
Há algumas medidas que você pode tomar para se proteger de golpes bancários:
- Mantenha seus dados pessoais seguros: nunca compartilhe informações pessoais como senhas, números de conta bancária, ou códigos de segurança com ninguém. Os bancos nunca pedem essas informações por telefone ou e-mail.
- Fique atento aos e-mails e mensagens suspeitas: não clique em links ou baixe anexos de e-mails suspeitos que pareçam ter sido enviados por seu banco. Verifique o endereço de e-mail do remetente e confirme se é o endereço oficial do seu banco.
- Use senhas fortes: evite senhas óbvias, como datas de nascimento ou sequências simples de números.
- Mantenha seu computador e dispositivos móveis atualizados: é importante manter seu software antivírus, sistema operacional e aplicativos atualizados para garantir que você esteja protegido contra possíveis vulnerabilidades.
- Confirme a identidade do remetente: antes de fornecer informações pessoais ou fazer transações financeiras, verifique se o remetente é de fato seu banco ou instituição financeira. Ligue para o número oficial de atendimento ao cliente do seu banco e confirme a transação.
- Verifique suas contas regularmente: monitore suas contas bancárias regularmente para identificar atividades suspeitas. Informe imediatamente seu banco se notar qualquer transação não autorizada.
SERVIÇO:
Para saber mais e buscar os seus direitos, a Defensoria Pública do Estado disponibiliza um atendimento por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3201-2727 ou pelo site www.defensoria.pa.def.br/conexaodefensoria.