////

Festival Pint of Science retorna a Belém após 3 anos e abre inscrições para palestrantes

Evento promete facilitar a comunicação científica entre os pesquisadores e a comunidade não acadêmica. Palestrantes interessados podem já podem se candidatar.

O Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science retornará a Belém em 2023, após três anos longe. O evento que tem como proposta apresentar à população os resultados de pesquisas e incentivar o debate científico de maneira acessível e descontraída passará pela cidade nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2023, e não vai estar nas salas de aula ou centros de conferências, mas em bares, cafés, restaurantes e outros espaços do tipo.

A informalidade do Pint of Science é o que mais atrai o seu público, formado majoritariamente por entusiastas da ciência e cientistas interessados em adquirir conhecimentos em assuntos além das suas áreas de atuação. “Queremos facilitar a comunicação científica entre os pesquisadores e a comunidade não acadêmica, permitindo que as pessoas ampliem seus horizontes e discutam diretamente com quem faz ciência no Brasil”.

Pint of Science voltará a Belém em 2023 — Foto: Reprodução

Interessados em se inscrever na candidatura a palestrantes podem preencher o formulário oficial do evento. Os organizadores ressaltam que o festival não tem fins lucrativos nem possui premissas político-partidárias, sendo assim, recomenda-se que sejam evitadas manifestações nesse sentido. Destacam também que a data na qual o voluntário participará será decidida previamente ao início do evento.

O evento vai acontecer nos horários de 19h30 às 21h nos dias selecionados e os palestrantes terão 45 minutos para realizar suas apresentações, sendo os 15 minutos finais reservados a debates com a plateia. Serão duas apresentações por noite, totalizando 90 minutos, e grupos de pesquisadores que queiram usar o tempo completo da noite podem enviar propostas na ficha de inscrição, porém, a organização reforça que dará preferência em apresentações com enfoque interdisciplinar.  

Palestrantes interessados em participar voluntariamente do evento devem preencher a ficha de inscrição oficial — Foto: Reprodução

O Pint of Science nasceu na Inglaterra em 2012, idealizado por pós-doutorandos que queriam proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico. Os encontros eram realizados em lugares como bares e restaurantes, tornando a ciência acessível ao público, de maneira informal.

No Brasil, o festival atingiu 22 cidades em 2017, 56 em 2018 e 85 em 2019. As expectativas para esse ano são altas.