///

População do Jurunas constata redução de alagamentos com canal de descarga do Caripunas

Após a chuva da última terça-feira (14) o canal de descarga Caripunas Beira-Mar, inaugurado em janeiro pela Prefeitura de Belém, passou pelo primeiro teste de funcionamento, com o temporal coincidindo com as marés altas. O fenômeno, que normalmente causa inundações em vários pontos da cidade, não trouxe grande estresse aos moradores da área.

A população do Jurunas constata que, na área localizadas aos arredores do canal, os alagamentos reduziram substancialmente. Porém, a Bacia da Estrada Nova ainda sofre com alagamentos que dependem de outras obras, como um segundo canal de descarga, planejado para ser construído na travessa Quintino Bocaiúva, e a Bacia de Detenção da Ilha Bela, no bairro da Cremação, que deverão ser iniciadas ainda neste ano de 2023.

“Essa obra tem grande importância para a cidade na saúde, saneamento, turismo e no bem-estar de nossa população”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues.

Técnicos do Promaben monitoram o funcionamento do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, após as chuvas torrenciais e marés altas na terça-feira, 14, na capital paraense — Foto: Reprodução

Rieta Ferreira Pinho, 65 anos, é moradora da área há 30 anos e explica que a Rua dos Caripunas vivia alagada e era um canal a céu aberto. “Alagava tudo. A gente andava por cima da piçarra e tudo era cheio de lama”.

Rieta afirma que as obras melhoraram muito a vida dos moradores. “Melhorou muito, depois que asfaltaram, fizeram aqui esse canal. Agora está 100%”.

O subcoordenador de Engenharia do Promaben, Jammerson Leão afirma que não houveram grandes transtornos na terça-feira. “Não houve problema de enchente, no início da manhã. Não tive nenhuma notícia dessa. O Canal de Descarga estava trabalhando normalmente”.

Rodrigo Rodrigues, coordenador-geral do Promaben, diz que o impacto da obra pode ser visto em alguns pontos crônicos da sub bacia 1, no bairro do Jurunas, onde já não ocorreram alagamentos, após o funcionamento do Canal de Descarga Caripunas.

Segundo Rodrigo, outros pontos secaram mais rápido e outros não, pois, apesar de o canal estar escoando bem a água e não estar cheio, parte da água das ruas ainda não consegue chegar ao canal por problemas de obstrução, mas que deverá ser logo resolvido.