///

Neurologista fala sobre Afasia, problema neurológico do ator Bruce Willis; entenda

Em 2022, o ator alemão, Bruce Willis, de 69 anos, precisou se aposentar, após ter sido diagnosticado há um ano com Afasia, doença neurológica que limita a comunicação e dificulta a compreensão de imagens, sons e outras formas de expressão. 

A afasia é uma doença neurológica bastante comum entre os idosos, tendo como causa mais comum o AVC (acidente vascular cerebral). Também há outros fatores de risco identificados, como tumores cerebrais, aneurismas, doenças degenerativas, traumatismos crânio-encefálicos, encefalites, entre outros.

Bruce Willis foi diagnosticado com Afasia em 2022. Imagem: Reprodução

Os primeiros sintomas no ator se manifestaram com a fala arrastada, um tipo de Afasia Progressiva Primária. Segundo o especialista em Neurologia Endovascular, Dr. Antônio de Matos, a doença se manifesta degenerando os sentidos do portador: “A afasia provoca alterações na linguagem, afetando a forma como uma pessoa se expressa e compreende frases. São sintomas que afetam significativamente a forma do indivíduo em se comunicar, gerando sofrimento e angústia”, afirma o neurologista.

Ainda conforme o especialista, não há como prevenir diretamente a Afasia, considerando que sua origem está relacionada com uma doença de base, como a maior causa é o AVC, ter hábitos de vida saudáveis são fundamental. O tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional, não é medicamentoso e nem cirúrgico.