Elevador com 11 pessoas despenca em Maceió e deixa três feridos

A capacidade máxima era de 8 pessoas. O equipamento foi interditado e deve ser inspecionado em breve

Um elevador despencou na tarde deste domingo (19), em Maceió. Três pessoas ficaram levemente feridas. O elevador tinha um aviso na parte interna indicando que a sua capacidade máxima era de 8 pessoas, mas mesmo assim 11 passageiros entraram no 13º andar do prédio, que contém 20 andares.

Placa indica o número máximo de passageiros permitido no elevador — Foto: Reprodução

O elevador caiu do térreo até o subsolo e os passageiros tiveram que forçar a porta para conseguir sair após ficarem cerca de 9 minutos presos.

Leonardo Pereira, síndico do prédio há um ano, disse que o excesso de peso pode ter causado o acidente. “No momento, eles iriam para o andar zero, o pilotis, e aparentemente o elevador não concluiu ali onde deveria, e desceu para o subsolo, que é uma situação de repouso”, explicou.

Número de passageiros no elevador ultrapassava o permitido — Foto: Reprodução

Leonardo disse que vai contratar uma empresa independente especializada em auditoria em elevadores para fazer uma perícia no equipamento e apurar as responsabilidades. No momento, o elevador está interditado. “Estamos acionando uma empresa de auditoria para fazer os levantamentos de forma isenta. Uma empresa especializada em auditoria de elevadores. Não vai ser nem o fabricante nem [empresa] autorizada pelo fabricante”, disse o síndico.

“Nós não permitimos que a empresa [do elevador] fizesse a manutenção. Estamos acionando uma empresa de auditoria para fazer os levantamentos de forma isenta. Uma empresa especializada em auditoria de elevadores. Não vai ser nem o fabricante nem [empresa] autorizada pelo fabricante. Estamos fazendo contato ainda e não temos prazo para isso. Até lá, o elevador ficará interditado”, reforçou.

Leonardo Pereira, síndico do prédio, disse que o excesso de peso pode ter causado a queda — Foto: Reprodução

O síndico do prédio afirmou que das pessoas que estavam dentro do elevador, só reconheceu um homem como morador do prédio. Ele também informou que não há relatos anteriores no prédio de incidentes parecidos.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado ao local e enviou duas viaturas e seis militares, mas que antes mesmo de as equipes chegarem ao local, as vítimas já tinham sido levadas em carros particulares, então as viaturas retornaram para a base.