Um vídeo registrado no meio desta semana, mostra pescadores em alto mar cortando a catana de um peixe-serra, e devolvendo o animal ferido para o mar, segundo especulações dos internautas, o crime teria acontecido no litoral do Pará. O vídeo tomou uma proporção maior neste sábado, 16. Internautas e famosos se manifestaram em repúdio ao ato dos pescadores divulgando o vídeo para que os mesmos fossem encontrados.
O Padre Fábio de Melo e a atriz Mariana Xavier se manifestaram na publicação feita pelo jornalista André Trigueiro, dizendo “que tristeza” e “Meu Deus que horror!!! Que tristeza!!!. No facebook os internautas se mobilizaram porque além do ato de brutalidade a espécie corre risco de entrar em extinção.
O peixe-serra está risco de extinção maior do que qualquer outra família de peixes marinhos, segundo o Dr. Nick Dulvy, membro da União Internacional para Conservação da Natureza. As principais causas da mortandade é o enrosco nas redes de pesca e a destruição de seu habitat natural.
A equipe do BT entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Comando de Policiamento Ambiental, para apurar a situação. Ambos informaram que não registraram nenhuma ocorrência sobre o caso até o momento, mas vão investigar.