//

Homem confunde símbolo do autismo com bandeira LGBTQIA+

A publicação repercutiu de forma negativa e preconceituosa nas redes sociais. No vídeo feito em um estacionamento de um shopping no Tocantins, um homem, que não foi identificado, filmou uma vaga de estacionamento do local. Na descrição da placa está escrito: “Vaga exclusiva para pessoas neurodiversas”, além do logotipo da neurodiversidade, representado por um sinal do infinito nas cores do arco-íris. Criado pelos próprios autistas, esse é o símbolo mais aceito pela comunidade autista.

O homem confunde o símbolo com a bandeira da comunidade LGBTQIA+ por causa das cores do arco-íris e continua a gravação dizendo “Já tem a vaga para pessoas neurodiversas, quer dizer, pode ser gay, lésbica, sapatão, umas desgraças”.

Ignorando totalmente a fita quebra-cabeça de várias cores, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, pintada no chão da vaga.

Foto: Reprodução

O que é Neurodiversidade?

A Neurodiversidade é um conceito que procura trazer um novo entendimento sobre condições como autismo, TDAH e dislexia. 

Segundo esse termo, essas diferenças de neurocognição não devem ser vistas como “déficits”, “distúrbios” e “deficiências”. Elas são, acima de tudo, parte da diversidade humana.

LGBTfobia

Desde junho de 2019 que o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou os crimes que têm como motivação a LGBTfobia aos raciais, aplicando as mesmas penas, que podem ser de reclusão de dois a cinco anos e multa.