O serviço médico da Presidência da República informou neste sábado, dia 25, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado, após uma nova análise clínica, com uma broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. Pelo fato de ser transmissível, a viagem à China, que havia sido adiada para este domingo, dia 26, foi cancelada, até que se encerre o ciclo de transmissão viral. Não há data prevista para uma nova visita.
Lula está de repouso no Palácio da Alvorada, sem compromissos oficiais. Seu quadro é estável e segundo a nota houve uma melhora clínica, mas a presença de uma pessoa doente ao lado do presidente chinês Xi Jinping preocupou as autoridades chinesas.
Uma reunião com Xi Jinping ocorreria em Pequim na próxima terça, 28. O encontro entre os dois líderes era muito aguardado em especial pelos setores comercial, industrial e agrícola. Uma comitiva com 240 empresários acompanharia o presidente.
A expectativa da visita era que ao menos 20 acordos comerciais negociados ao longo dos últimos meses fossem fechados. A China informou que as negociações continuam para que os contratos sejam assinados em uma nova ocasião.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, também cancelou a ida ao país. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que já está em Pequim, manterá os encontros previstos e volta ao Brasil no dia 30.
Confira a nota da equipe médica do Lula
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio
Secretaria de imprensa da Presidência da República