////

Moradores do Benguí denunciam falta de atendimento na unidade de saúde do bairro; Sesma se manifesta

O BT recebeu a denúncia de moradores do bairro do Benguí que denunciam falta de atendimento médico na unidade básica de saúde do bairro, em Belém. De acordo com os relatos, quem busca atendimento médico na UPA durante a madrugada não consegue ser atendido, nem sequer entrar na unidade. Um morador contou ao BT sobre o problema.

“Busquei atendimento na unidade básica às 2h30 da manhã mas não consegui, nem entrei. Os médicos ficam dormindo no horário do plantão. Pessoas doentes estão precisando de atendimento, é o único posto do bairro. Eles se trancam lá, fecham as portas e as grades. Todas as vezes que precisamos de atendimento de madrugada eles trancam tudo lá e não atendem. Isso não é de hoje. Trancão o portão de acesso ao hospital”, relatou um morador do bairro ao BT.

Segundo a denúncia, não é a primeira vez que o problema acontece, mas só agora os moradores tiveram a coragem de gravar e mostrar a situação.

VEJA:

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bengui segue normalmente. Por questões de segurança, no período noturno, a prioridade é para pacientes com casos de urgência e muita urgência, conforme a classificação de risco usada na rede municipal para o acolhimento hospitalar.

Confira a nota completa:

“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bengui segue normalmente. Por questões de segurança, no período noturno, a prioridade é para pacientes com casos de urgência e muita urgência, conforme a classificação de risco usada na rede municipal para o acolhimento hospitalar. No caso em questão, a usuária, que não era paciente, foi atendida pela equipe de enfermagem e recebeu as informações sobre o protocolo de atendimento adotado para o horário. A Sesma reitera que não procede a informação de que a equipe de plantonistas dormia no momento da abordagem”.