///

Tatuadora filipina de 106 anos é a modelo mais velha a estampar capa da Vogue

Whang-Od é considerada a tatuadora tradicional mais velha do país e começou a praticar ainda na adolescência, sob influência do pai

Uma tatuadora filipina se tornou a modelo mais velha a estampar a capa da Vogue. Apo Whang-Od, de 106 anos, foi a estrela da edição de abril da revista. A artista, também conhecida como Maria Oggay, começou a praticar a arte da tatuagem à mão ainda na adolescência, aprendendo com o pai.

Moradora no vilarejo montanhoso de Buscalan, cerca de 15 horas ao norte de Manila, na província de Kalinga, ela é considerada a mambabatok – ou tatuadora tradicional de Kalinga – mais antiga do país. Ela faz as artes corporais usando apenas uma vara de bambu, um espinho de um pomelo, água e carvão. A técnica foi conquistada por guerreiros indígenas Butbut.

Apo Whang-Od é considerada a mambabatok mais antiga do país — Foto: Artu Nepomuceno/Vogue Philippines

Visitantes internacionais que buscam seus desenhos geométricos exclusivos compõem grande parte de sua clientela. Whang-Od treinou suas sobrinhas-netas Elyang Wigan e Grace Palicas por vários anos na arte que só pode ser passada a parentes de sangue.

“Aclamada como a última mambabatok de sua geração, ela imprimiu os símbolos da tribo Kalinga – significando força, bravura e beleza – na pele de milhares de pessoas que fizeram a peregrinação a Buscalan”, disse a Vogue Filipinas em um post nas redes sociais.

“(Meus amigos que faziam tatuagens) já faleceram”, disse Whang Od à CNN em 2017. “Sou a única viva que ainda faz tatuagens. Mas não tenho medo de que a tradição acabe porque (estou treinando) as próximas mestres da tatuagem”.

“A tradição continuará enquanto as pessoas continuarem fazendo tatuagens”, acrescentou. “Enquanto eu puder enxergar bem, continuarei fazendo tatuagens. Vou parar assim que minha visão ficar embaçada”.

A tatuadora perpetua sua arte através de suas sobrinhas-netas e aprendizes — Foto: Reprodução

A editora-chefe da Vogue Filipinas, Bea Valdes, disse que a equipe da publicação decidiu unanimemente que Whang-Od deveria ilustrar a capa.

“Sentimos que ela representava nossos ideais sobre o que há de belo em nossa cultura filipina. Acreditamos que o conceito de beleza precisa evoluir e incluir rostos e formas diversas e inclusivas. O que esperamos falar é a beleza da humanidade”, acrescentou Valdes.

Antes de Whang-Od aparecer na Vogue Filipinas, o recorde de modelo de capa da Vogue mais velha era da atriz Judi Dench, que ilustrou a capa da Vogue britânica em 2020, aos 85 anos.

*Com informações de Kate Springer.