//

BT PET | Conheça os sinais de problemas articulares nos bichinhos

Quando pensamos em “dor nas juntas”, é comum associarmos a animais idosos, mas essas condições também podem acometer animais mais jovens. É muito comum o surgimento de doenças articulares em cães e gatos. A osteoartrite é a condição mais comum nessas espécies.

A doença é caracterizada por um processo inflamatório degenerativo, onde há desgaste da articulação, gerando bastante dor e interferindo bastante na qualidade de vida do animalzinho quando não é realizado tratamento.

A osteoartrite interfere na qualidade de vida do animalzinho quando não é realizado tratamento.

Em casos mais extremos, tutores podem relatar perda de movimento em membros.Dor articular não diz respeito apenas a membros (joelhos/cotovelos). Devemos lembrar que a coluna possui diversas articulações, portanto problemas nela também podem ser incluídos nessa categoria. 

No processo de envelhecimento, observamos o aparecimento de doenças articulares de origem degenerativa. Quando o médico veterinário fala sobre fazer controle de peso do bichinho, ele não o faz porque é um chato e sim porque conhece todos os problemas que esse aumento de peso pode trazer a médio e longo prazo na vida dos peludinhos. 

Dependendo da raça, já é alertado desde a primeira consulta sobre quais as doenças às quais aquela raça é predisposta geneticamente, pois assim ele tem a oportunidade de ser observado e cuidado desde pequenino.

É alertado desde a primeira consulta sobre quais as doenças às quais aquela raça é predisposta geneticamente.

É difícil dizer exatamente os sinais clínicos que o animal manifesta diante de uma osteoartrite, porque pode variar desde a um “mancar”, até um “ficar mais quietinho”. Há bichinhos que urram de dor, como aqueles com problemas na coluna.

O ideal é que se leve periodicamente para realização de check-ups e avaliações físicas, para assim o médico veterinário poder identificar de forma precoce quaisquer sinais de doença degenerativa articular e/ou dor crônica e, assim, poder oferecer o melhor tratamento e garantir uma vida sem dor ao seu pet!