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Neuropsicóloga fala sobre atendimento a jovens neurodiversos em escolas

O campo de estudo da neurociência é muito grande, muito ainda não se sabe e deve ser desvendado, porém se tem certeza da necessidade de atendimentos especializados a jovens que tenham condições neurais diversas e peculiares para tornar o contato mais inclusivo possível.

A Neuropsicóloga Carmen Sisnando falou ao BT sobre a importância de orientações especializadas, sobretudo em um atual contetxo de ataques em escolas: “a neurodiversidade é um conceito novo que surge para abordar as diferenças da neurocognição como parte da condição humana, diferenças que devem ser respeitadas não devendo ser abordadas como distúrbio ou deficiência.” comentou a profissional da área. 

Neuropsicóloga Carmen Sisnando.

A neurociência é o estudo do sistema nervoso e suas funcionalidades que contribuem para o entendimento dos processos cognitivos durante a infância, por exemplo, e como podem afetar o desenvolvimento da criança no futuro. A área é bem abrangente também trabalhando pensamento, aprendizagem e memória.

O conhecimento dos processos de aprendizagem auxiliam na identificação de possíveis problemas que devem ser encaminhados para a avaliação e  posterior diagnóstico. Por exemplo, se for detectado o TDAH na criança, os pais terão condições de oferecer um acompanhamento adequado, específico e focado no melhor desempenho. 

“A aceitação é parte do processo e como parte da vida vai garantir um desenvolvimento tranquilo e saudável”, afirma Sisnando.