Os alunos da Escola Estadual Alexandre Zacharias de Assumpção, localizada no bairro do Guamá, em Belém, fizeram uma denúncia sobre a estrutura da escola nas volta às aulas. Segundo eles, a instituição não tem salas climatizadas suficientes para receber todas as turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, além de não estar respeitando as medidas de prevenção contra a covid-19.
Um aluno do colégio afirmou que as salas estão superlotadas, sem álcool gel e sem sinalização para o distanciamento. Em média seis salas que são para o primeiro ano não tem estruturas para recebê-los, como mostra no vídeo registrado por eles. Nas imagens é possível ver as pequenas janelas que permitem pouca circulação de ar no local e nenhum ponto no chão que indique o distanciamento das carteiras.
Para todos os alunos assistirem as aulas, as turmas do primeiro e segundo ano estão tendo que fazer uma espécie de rodízio, nas salas disponíveis. Nas segundas, quartas e sextas-feiras as turmas do segundo ano do ensino médio vão à escola assistir às aulas, já as turmas do primeiro vão dia de terça e quinta-feira. Na semana seguinte as classes trocam os dias, diz o aluno.
Eles dizem que por conta dessa dinâmica os conteúdos estão atrasados e isso está prejudicando muito eles.
A assessoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), informou que ainda vão apurar a situação da escola e assim que tiverem informações suficientes responderão com uma nota de posicionamento.