Após visita à empresa de tecnologia em transporte sustentável BYD, o governador do Pará, Helder Barbalho, avançou nas tratativas para a substituição de 100% da frota de ônibus de Belém para modelos elétricos, que reduzem a emissão de gases poluentes.
O acordo é articulado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o próprio governador afirmou que a estatal se colocou à disposição para ajudar na negociação necessária para a chegada dos ônibus na capital paraense. Ele revela que o acordo abre uma nova ótica do Governo Federal para a criação de estímulos para as montadoras de veículos elétricos se instalarem no país.
“Belém hoje tem cerca de mil ônibus na Região Metropolitana. A ideia é que possamos iniciar essa modernização da frota pela experiência de Belém na solução de transporte elétrico coletivo. Isso vai resolver por um lado pela questão da energia limpa, já que deixamos de ter ônibus por combustão, e por outro lado resolve o problema gravíssimo da qualidade do transporte coletivo em Belém”, disse Helder.
Em outra visita, o gestor paraense esteve na sede da Zhongtong Bus, em Pequim, outra gigante no mercado de transportes com energia limpa, já nesta sexta-feira, 14. Em postagem na sua página do Twitter, o governador diz que foram apresentados os modelos de veículos elétricos da empresa, que é uma das principais montadoras de ônibus na China, como solução sustentável e os melhores produtos para o mercado brasileiro.