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Web resgata campanha de marca de roupas que compara pessoas e animais: ‘Ofendeu todas as minorias’

A marca de roupas Reserva está sendo mais uma vez criticada nas redes sociais após viralizar imagens de uma campanha de 2015, que também foi extremamente criticada na época de lançamento, onde a mara compara pessoas a animais.

As fotos da campanha voltaram a viralizar na manhã desta sexta-feira, 14, após um vídeo com as fotos da campanha em uma revista ser publicado no Tik Tok. A ideia era “pregar o combate contra o preconceito, com o lema ‘faça como os animais, não julgue'”, entretanto, o efeito foi o contrário e gerou críticas para a marca que se envolveu em outras polêmicas semelhantes ao longo dos anos.

A propaganda compara uma baleia a uma pessoa gorda, uma galinha a uma mulher, um macaco a um homem negro e um veado a um homem gay.

Segundo informações do site “Diário do Centro do Mundo”, a ideia da campanha é de do artista e fotógrafo paulistano Felipe Morozini.

Ainda segundo a reportagem, o fotógrafo justificou que não entendia “o uso do nome de certos animais para xingar alguém”. “O objetivo da campanha é impactar, provocar reflexão e conscientizar. Aqui valorizamos a irracionalidade, a inocência e a incapacidade de julgar. Animal é irracional, age por instinto, portanto não faz julgamentos”, explicou.

A campanha, claro, foi detonada pela web em peso. Esta não foi a única treta envolvendo a marca que já foi cancelada outras vezes como em 2018, quando foi acusada de machismo por uma campanha de dia dos namorados na qual foi foram publicados 2 vídeos e uma série de stories no Instagram com a piada sonora conhecida como “Gemidão do Zap”. Além de piadas de conteúdo sexual.

Outra polêmica aconteceu em 2014, quando a marca carioca colocou em suas etiquetas a frase “Para entender melhor a simbologia de lavagem acesse: usereserva.com.br/cuidadoscomaroupa. Ou dê para sua mãe, ela sabe como fazer isso bem.” o que foi muito criticado na internet por ser “machista e patriarcal”.

Em todas as polêmicas envolvendo a marca, a empresa se desculpou pelos ocorridos.

Veja a reação da web com o resgate do vídeo: