////

Procissão dá início à 2º Festividade de São Jorge e Ogum, na Ilha de Outeiro, neste domingo, 16

Programação afro-religiosa promove atividade diversas, como quermesse, ação social e distribuição da Feijoada de Ogum em alusão ao Dia de São Jorge, no dia 23 deste mês.

O Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana, localizado no bairro do Itaiteua, no distrito de Outeiro, em Belém, realiza, neste mês de abril, a segunda edição da Festividade do Santo e Orixá São Jorge e Ogum. A programação teve início neste domingo, 16, com uma procissão que percorre as principais vias do distrito e a levantada do mastro, e continua ao longo da semana.

O festejo marca o Dia de São Jorge, que no sincretismo religioso com a umbanda é representado pelo Orixá Ogum, comemorado no dia 23 de Abril, data de encerramento da programação.

Ao longo da semana, serão realizadas atividades diversas na sede do terreiro, que incluem quermesse (na próxima sexta-feira, 21,) e uma grande ação social (no próximo sábado, 22) que oferecerá serviços gratuitos à comunidade, como emissão de documentos, assistência jurídica, atendimentos médicos e atividades educativas e recreativas. No domingo, 23, as atividades chega ao fim com a derrubada do mastro e a distribuição da Feijoada de Ogum, tradição mantida há 13 anos pela casa espiritual.

De acordo com a mãe Suely de Iansã, yalorixá da casa e organizadora do festejo, os objetivos da programação são combater a intolerância religiosa, promover assistência da comunidade onde o terreiro está sediado e agradecer a São Jorge, considerado o Santo Guerreiro, pelas graças alcançadas. “O principal motivo é agradecer a São Jorge e Ogum, como grandes santos e orixás que são, e mentores espirituais da nossa casa de axé. Esse é o segundo ano que a gente realiza um evento nessa proporção, mas ao longo dos 13 anos de existência da nossa casa realizamos nossas homenagens a eles”, conta.

A programação é aberta ao público e aceita colaborações de pessoas dispostas a contribuir, seja no oferecimento de uma oficina à comunidade ou na organização da festividade. “São Jorge é muito cultuado no Brasil todo, principalmente pelos lutadores que ‘matam um dragão’ a cada dia para sobreviver. Prova disso é o alcance que teve a nossa festividade passada, que apesar dos índices de preconceito contra as religiões de matriz africana, foi abraçada por toda a Outeiro e repercutida na mídia. A todos que se identificam com essa espiritualidade, fica nosso convite para participar da festividade”, convida a mãe Suely.

A 2ª Festividade do Santo e Orixá São Jorge e Ogum em Outeiro conta com o apoio dos grupos de cultura Casa Preta Amazônia e Bloco O-Orun. “O Bloco O-Orun é um projeto da Casa Preta ligado à área de percussão. Para a procissão, a gente pretende ir com dez pessoas. A intenção é fazer com que os tambores ganhem as ruas, que a gente não tenha medo de assumir o nosso papel, seja como afrorreligioso ou como uma pessoa preta. Esse tipo de atividade tende a expandir e ampliar o entendimento da cultura popular, da cultura negra”, diz o fundador da Casa Preta, Anderson de Sousa, conhecido como Don Perna.

O Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana foi fundado em 2010, tendo como zeladora de Santo, a mãe Suely de Iansã, e Guias Espirituais-Chefes Dona Mariana e Seu Ogum Rompe Mato. Em 2019, foi constituída a Associação Umbandista Recanto dos Orixás e Mãe Mariana (Auroma), uma organização da sociedade civil que atua na comunidade de Itaiteua, por meio de ações de assistência social e combate à vulnerabilidade social, como a distribuição semanal de sopa, doação de cestas básicas e palestras educativas de temáticas diversas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

16/04 (domingo) – Abertura e Procissão:
08h: Concentração para a Procissão de São Jorge
09h: Saída da Procissão (trajeto: Sede do Terreiro > Ramal do Itaiteua > Av. Paulo Costa > Av. Nsa. Sra. da Conceição > Av. Franklin de Menezes > Tv. Dr. Evandro Bona > Sede do Terreiro)
11h: Levantada do mastro e homenagens a São Jorge

21/04 (sexta-feira) – Quermesse:
17h: Ladainha de São Jorge
Venda de comidas, bebidas e acessórios
Bingos e leilões

22/04 (sábado) – Ação Social:
09h às 14h: Emissão de documentos, atendimentos médicos, atividades educativas e recreativas, etc
19h: Tambor para Ogum

23/04 (domingo) – Encerramento:
10h: Derrubada do mastro
12h: Almoço com a comunidade com distribuição da Feijoada de Ogum