Após o veículo CNN Brasil publicar uma reportagem com informações falsas sobre a dita suspensão de investimentos de US$ 50 bilhões da estatal ucraniana Antonov no Brasil, a própria companhia europeia veio a público nesta quarta-feira, 26, para desmentir o canal de notícias.
Em nota oficial, a Antonov esclareceu que a informação é falsa e a CNN publicou um pedido de desculpas ao governo federal horas depois, afirmando que deveria ter entrado em contato com a Secretaria de Comunicação Social da presidência antes de tornar pública a reportagem. Entretanto, a matéria segue no portal do veículo e foi compartilhada por políticos da extrema-direita brasileira.
A CNN divulgou, ao afirmar ter informações do governo de São Paulo, que a fabricante de aviões russo-ucraniana Antonov desistiu do investimento após o presidente Lula se mostrar neutro no conflito entre Ucrânia e Rússia.
No site da emissora, foi divulgada a seguinte mensagem:
“Em uma falha de procedimento, a CNN não procurou, antes da publicação da reportagem, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, à qual pedimos desculpas pelo erro”.
Até o fechamento desta matéria, a hashtag #FakeNewsDaCNN seguia entre os assuntos mais comentados do dia no Twitter.