Em evento na manhã desta sexta-feira, 28, o Arraial do Pavulagem divulgou novidades e apresentou o calendário de arrastões da quadra junina de 2023. Com o tema “Arrastão do Pavulagem 2023 – Arraial por um Mundo de Paz”, as apresentações públicas nas ruas da cidade ocorrerão nos dias 11, 18, 25 de junho e 2 de julho.
Além dos tradicionais ensaios e oficinas do período, neste ano a chegada do Arrastão será na Praça Waldemar Henrique, no bairro do Reduto, como uma solução para o aspecto térmico dos brincantes, que terão uma estrutura para se proteger do sol.
Programação já começaram!
Após a coletiva de lançamento do Arraial 2023, houve a exibição do documentário “O Boi-Bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas”, de Guto Nunes, além de uma sessão do projeto Oralidades com participação do Mestre Damasceno sob o tema “Búfalo Bumbá – Folguedo Popular do Marajó” e encerramento com show da banda Arraial do Pavulagem.
Já neste fim de semana ocorre a abertura de inscrições para as Oficinas culturais, a partir das 9h do domingo, 30. Elas formarão os brincantes para o Batalhão da Estrela, com vagas para Percussão, Dança e Perna de Pau, preenchidas por meio de um formulário disponibilizado nas redes sociais no mesmo dia 30.
As Oficinas e ensaios para os Arrastões acontecem no período de 06 de maio a 07 de junho, nos seguintes dias e horários: segunda a sexta (de 18h às 21h), aos sábados (de 15h às 18h) e aos domingos (de 10h às 13h).
Um dos momentos mais aguardados é a cerimônia de Levantação dos Mastros, conhecida como a abertura oficial do Arraial do Pavulagem (que também conta com o Ensaio Geral e uma Roda de Boi). Este ano ela ocorre no dia 08 de junho, a partir das 17h, e será marcada pela chegada do cortejo fluvial – que tradicionalmente traz a comitiva do Boi Pavulagem e os mastros de São João menino na escadinha da Estação das Docas.
Em seguida, os brincantes seguem cortejo até a praça Waldemar Henrique para levantar os mastros.
Novo trajeto
Em 2023, a concentração será na Praça da República e, a partir dali, o cortejo avança pela Avenida Presidente Vargas, Rua Municipalidade e segue até a Praça Waldemar Henrique, onde um show da banda Arraial do Pavulagem completa a festa de cultura popular.