////

Garimpeiros atacam comunidade Yanomami em Roraima: um indígena morreu e dois foram feridos

Um indígena Yanomami de 36 anos morreu depois de levar um tiro na cabeça em um ataque promovido por garimpeiros ilegais, dentro da comunidade Uxiu, na Terra Indígena, em Roraima. Outros dois indígenas, de 24 e 31 anos, também foram feridos e socorridos na capital, Boa Vista, onde receberam atendimento médico.

A informação do ataque foi divulgada por Júnior Hekurari, presidente Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY). Os primeiros atendimentos médicos foram feitos na unidade de saúde de Surucucu, ainda na Terra Indígena.

A vítima de 36 anos foi identificada como Ilson Xirixana, que era agente de saúde indígena e atuava cuidando da comunidade e seus habitantes.

Segundo as primeiras informações recebidas por Hekurari, chegaram à comunidade Uxiu e abriram fogo. “Alguns estavam encapuzados”, afirmou ele, com base no relato de um dos feridos.

FERIMENTOS

De acordo com as informações recebidas por Hekurari, quando chegaram na comunidade, a equipe de saúde encontrou Ilson Xirixana alvejado do lado direito da cabeça e desacordado.

O jovem de 24 anos levou dois tiros no abdômen e estava com sangramento constante. O outro ferido, de 31, teve dois tiros no abdômen, dois na perna e vomitava bastante. Além disso, a equipe identificou ferimento na lombar. Ambos foram encaminhados para o hospital em Boa Vista.

Por fim, Além disso, segundo Hekurari, o corpo de Ilson Xirixana também foi transportado à capital para que a Polícia Federal possa fazer perícia.