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Linha rápida de lanchas vai atender população de Belém, Mosqueiro e Soure por R$ 26; veja como vai funcionar

Na tarde desta segunda-feira,1, durante a inauguração do Terminal Hidroviário de Mosqueiro, o Governador do Pará, Helder Barbalho, aproveitou e anunciou que uma linha de lanchas rápidas vai atender a população nos destinos Belém, Mosqueiro e Soure, na Ilha do Marajó.

“Através das novas linhas hidroviárias vamos fortalecer o turismo, o lazer e a economia da nossa querida Ilha de Mosqueiro. Já a partir do dia dois de maio, esta terça-feira, a linha permanente funcionará todos os dias, fazendo a rota Belém – Mosqueiro – Soure; Soure – Mosqueiro – Belém. Com isso, em 46 minutos, será possível sair de Belém e chegar a Mosqueiro ou vice e versa. Através desta obra festejo um conjunto de terminais hidroviários que temos espalhados por todas as cidades ribeirinhas do nosso Estado”, enfatizou o governador Helder Barbalho.

A implementação garantirá rapidez e conforto aos usuários das ilhas e atenderá uma demanda antiga da população ribeirinha. O valor da tarifa é de R$ 26. Já na treça-feira, 02, o serviço, assim como o novo terminal começam a funicionar.

COMO VAI SER?

A linha de lanchas, vai sair do Terminal Hidroviário de Soure, na ilha do Marajó, às 5h30. Fará escala no Novo terminal de Mosqueiro às 6h30 e finalizará a viagem, 46 minutos, no terminal Hidroviário de Belém, próximo a Estação das Docas.

HORÁRIOS:

Horário da linha Soure – Mosqueiro – Belém
► Soure – 5:30h
► Mosqueiro – 6:30h
► Belém – 7:16h (Terminal Hidroviário)

Horário da linha Belém – Mosqueiro – Soure
► Belém – 8:30 (Saída de Belém)
► Mosqueiro – 9:20 (Chegada em Mosqueiro)
► Segue para o município de Soure.

O novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 1º, Dia do Trabalhador. O espaço, próximo à praça Matriz, no bairro da Vila, vai beneficiar 27 mil pessoas de região, incluindo ribeirinhos de vários municípios.

O terminal foi construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Permanece sob responsabilidade federal até ser entregue, à Prefeitura de Belém, para administração: sem data prevista, pois depende de trâmites necessários ainda não iniciados. 

O investimento no terminal foi de quase R$ 7 milhões. São estruturas de concreto armado para muro de contenção; cais flutuantes de 20 metros de comprimento; terminal de passageiros; hall cultural e de espera; banheiros; quatro salas institucionais; guarda-volumes; três lanchonetes; salão para alimentação; guarita de segurança.

A Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está finalizando o estudo técnico operacional e de viabilidade econômico-financeira para realizar um grande sonho de Belém e Mosqueiro: a implantação, em caráter experimental, da linha fluvial Belém/Mosqueiro até o final de maio.