O capitão da seleção argentina entrou para a história novamente, ao vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte pela segunda vez, nesta segunda-feira, 8, em cerimônia realizada em Paris. Messi já havia vencido o prêmio em 2020, quando foi o primeiro jogador de futebol da história eleito Melhor Atleta do Ano.
Apesar da dúvida se ele iria à cerimônia, por viver má fase interna no PSG, o atleta compareceu à entrega do prêmio e agradeceu a academia Laureus:
– O que torna esses prêmios tão especiais para nós, atletas, é o fato de que eles são votados por esses campeões incríveis, meus heróis, e isso coloca minhas conquistas esportivas em um contexto real. Esta é a primeira vez que sou o único vencedor do Prêmio Laureus de Melhor Atleta Homem do Ano e, depois de um ano em que finalmente ganhamos outro prêmio que perseguíamos há muito tempo, na Copa do Mundo no Catar, é uma honra poder segurar esta estatueta Laureus – disse Lionel Messi.
IU BRAZA?
Representando o Brasil, a expectativa era emtorno da jovem skatista Rayssa Leal, que marcou presença em Paris, mas não levou a estatueta de “Esportes de Ação”, vencida este ano pela chinesa Eileen Gu, do Esqui Estilo Livre. Esta foi a segunda vez que a Raysse figura entre os indicados, pois em 2020 ela também chegou aos finalistas.
Um momento emocionante foi na entrega da categoria “Retorno do Ano”, que premiou o dinamarquês Christian Eriksen. A história do futebolista comoveu o mundo após sofrer uma parada cardíaca no dia 12 de junho de 2021, durante a partida da seleção contra a Finlândia pela Euro de 2020. Depois de uma recuperação batalhada e de mudanças de clubes para adequação de sua atuação com um dispositivo de segurança no coração, redenção do atleta veio em grande estilo, ao participar de todas as partidas da Dinamarca na Copa do Mundo de 2022.
Confira os vencedores do Laureus 2023:
MELHOR ATLETA HOMEM DO ANO
Lionel Messi (Argentina) Futebol;
MELHOR ATLETA MULHER DO ANO
Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) Atletismo.
TIME DO ANO
Seleção Argentina de Futebol Masculino;
REVELAÇÃO DO ANO
Carlos Alcaraz (Espanha) Tênis;
RETORNO DO ANO
Christian Eriksen (Dinamarca) Futebol;
ESPORTISTA COM DEFICIÊNCIA
Catherine Debrunner (Suíça) Atletismo;
ESPORTISTA DE AÇÃO
Eileen Gu (China) Esqui Estilo Livre;
ESPORTE PARA O BEM
Movimento TeamUp (Global), que ajuda crianças refugiadas a aliviar o estresse por meio de atividade física.