A hora chegou! O primeiro jogo da grande final da Copa Verde 2023 é nesta quarta-feira, 17, a partir das 20h no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O Paysandu recebe o Goiás com promessa de casa cheia na partida que terá transmissão da TV Brasil, em parceria com a TV Cultura do Pará e vale uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2024.
O Papão defende o título e é o maior vencedor da Copa Verde, com títulos em 2016, 2018 e 2022, e pode conquistar o tetracampeonato inédito, além de ter disputado sete títulos em dez edições do torneio, enquanto o Goiás disputa a final pela primeira vez em sua história.
“A final da Copa Verde será mais uma bela festa do futebol brasileiro. A competição chega na sua décima edição cada vez melhor e com o apoio do torcedor da região, que com certeza vai se emocionar nas duas decisões. Além da importância do título para o vencedor, a Copa Verde é mais um estímulo para o desenvolvimento do futebol na região”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Nos campeonatos nacionais, os clubes vivem realidades diferentes, pois na Série C o Paysandu está na 15ª posição com apenas uma vitória em três jogos, enquanto o Goiás tropeçou no início da Série A, mas vem de vitória contra o líder Botafogo.
O caminho do Paysandu nesta Copa Verde passou por Real Ariquemes (RO), Princesa do Solimões (AM) e o grande rival Remo. Já o Goiás enfrentou União (MT), Brasiliense (DF) e Cuiabá (MT).
A Copa Verde foi criada em 2014 e tem seis campeões diferentes: além do Paysandu, Brasília (2014), Cuiabá (2015 e 2019), Luverdense (2017), Brasiliense (2020) e Remo (2021) já levantaram a taça.