///

MP instaura inquérito para apurar incêndio no Parque da Cidade, em Santarém

O Ministério Público do Pará em Santarém instaurou Inquérito Civil para apurar as responsabilidades por dano ao patrimônio público após o incêndio no Espaço Pérola do Tapajós, ocorrido na última terça-feira, 16 de maio. 

O incêndio foi de grandes proporções e gerou fumaça preta devido à combustão de pneus e outros objetos armazenados no local. Há a necessidade de prova pericial para avaliar as causas do incêndio.

O promotor de Justiça Diego Belchior Ferreira Santana determinou a requisição de perícia ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, de modo a apurar as causas do incêndio, conforme dispõe o Código Estadual de Segurança contra Incêndios e Emergências do Estado do Pará, e emergencialmente, relatório de análise técnica do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar do MPPA (GATI-Engenharia), com levantamento imediato da situação do espaço.

O Espaço Pérola do Tapajós está localizado no Parque da Cidade, que foi interditado após o incêndio. O local foi utilizado para grandes eventos, como Salão do Livro, e durante a pandemia, foi adaptado para funcionar como hospital de campanha.