/

Retirada da samaumeira da Praça Santuário começa nesta segunda-feira, 22

A remoção do tronco e das raízes da árvore conhecida como “Samauameira do CAN” terá início nesta segunda-feira, 22. A decisão foi tomada pela diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela Praça Santuário, após receber o laudo sobre a saúde da árvore em 8 de maio. 

O laudo, elaborado por técnicos da Prefeitura de Belém em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), indicou a necessidade de remoção devido ao risco iminente de queda de galhos e tombamento, representando perigo para a população e as estruturas do local.

Devido às dimensões consideráveis da árvore, incluindo suas raízes, a remoção será realizada em duas etapas. Inicialmente, o restante do tronco será retirado, seguido pela remoção das raízes, devido à possibilidade de terem se espalhado amplamente no subsolo. Estima-se que o serviço seja concluído em oito dias. 

O relatório sobre a saúde da samauameira foi elaborado a partir de avaliações realizadas após a queda de parte da copa em fevereiro. Embora a árvore ainda esteja viva, as avaliações indicaram que ela não tem condições de se recuperar adequadamente, apresentando riscos significativos.