Alunos do Centro Universitário do Estado do Pará – Cesupa organizaram na manhã de hoje, 28, um protesto contra um artigo que seria apresentado na XXII Jornada Jurídica da instituição. O trabalho, que seria apresentado por dois alunos de direito do Centro Universitário, localizado em Belém, tinha como título “A inconstitucionalidade do reconhecimento civil das uniões homossexuais no Brasil: Uma crítica a ADI 4277 e a ADPF 132”.
O texto questiona a união civil entre pessoas do mesmo sexo e se mostra favorável à revogação de decisões judiciais que considera “anti-família”.
Os alunos, contrários ao conteúdo do artigo estão em frente a unidade do Cesupa localizado na avenida Alcindo Cacela
O BT conversou com a Diretora Executiva do Centro Acadêmico de Direito Otávio Mendonça – Cadom Cesupa, Giovanna Cabral, que falou sobre a manifestação.
“Decidimos fazer o protesto no dia e horário em que o trabalho seria apresentado pra cobrar a instituição. Queremos cobrar um posicionamento esclarecendo qual o motivo do orientador ter aceitado orientar esse trabalho. Como esse trabalho passou pelo comitê de professores do Cesupa. Estamos demostrando nosso descontentamento. O artigo foi retirado da jornada, mas isso não impede que esses meninos tentem apresentar em outro lugar”. Afirmou Giovanna.
No dia e na hora em que seria apresentado o trabalho, os alunos do Cesupa com o apoio de coletivos e movimentos sociais, como o Coletivo LesboAmazonidas, o Movimento Popular da Juventude – MPJ e a Liga Acadêmica Brasileira de Direito do Estado – LADE, entre outros movimentos, organizaram uma manifestação de repúdio ao artigo em frente a unidade da instituição que fica na Avenida Alcindo Cacela.
O artigo seria apresentado hoje via google meet, porém após a polêmica nas redes sociais, foi retirado da apresentação do evento.
O centro universitário divulgou um comunicado na noite da última terça-feira (26/10), dia em que a polêmica se espalhou pela internet, no qual anunciou a não apresentação do artigo e declarou que os trabalhos acadêmicos são de responsabilidade dos autores.
Na mesma declaração o Cesupa ainda diz que repudia toda forma de discriminação dentro e fora de seu campi.