Um passarinho viralizou nas redes sociais por “roubar” nada mais, nada menos, que dinheiro, na comunidade de Santa Cruz, distrito de Outeiro, em Belém. Os vídeos são publicados pela própria “vítima” das façanhas da ave da espécie japiim.
Nas gravações, que têm milhares de curtidas e comentários, o passarinho aparece com notas de R$ 10 e de R$ 20, no bico. Em um dos vídeos, o homem diz “E haja sumir o meu dinheiro, e olha quem é. Te flagrei! Devolve meu dinheiro”.Em outro vídeo, o passarinho aparece se alimentando com um pedaço de peixe que uma mulher lhe oferece durante a gravação.
Na web, algumas pessoas comentaram em um das publicações em que o pássaro aparece que adorariam ter um; outras ainda brincaram que a ave vai se dar mal, por conta da modernização na forma de pagamento: o PIX; em outro comentário, o internauta pergunta se o tutor do animal não quer vendê-lo.
O japiim, também conhecido como “xexéu” — nome científico cacicus cela, é encontrado em diversos biomas brasileiros e tem a característica de se relacionar muito bem com outras espécies.