////

Retirada da samaumeira centenária da Praça Santuário começa nesta segunda e levará cerca de 8 dias

Nesta segunda-feira, dia 22, teve início o processo de retirada da samaumeira centenária da Praça Santuário, em Belém. A decisão foi tomada pela diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela administração da praça, em acordo com a prefeitura da cidade. A árvore centenária caiu em fevereiro deste ano.

De acordo com informações da prefeitura de Belém, o processo de retirada da árvore levará de oito à dez dias para ser concluído. A decisão foi embasada em um laudo elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), que avaliaram a condição da samaumeira.

O trânsito no local foi isolado e segue lento nos arredores.

A retirada da árvore será realizada em duas etapas devido ao seu tamanho, tanto em relação ao tronco quanto às raízes. Inicialmente, o restante do tronco será removido, seguido pela retirada das raízes. Acredita-se que as raízes tenham se estendido por uma área considerável do subsolo. Durante o processo de retirada, serão adotadas medidas de segurança e cuidado para evitar danos à árvore e ao entorno.

Uma nova árvore deve ser plantada em breve, após a supressão do vegetal centenário, de acordo com a prefeitura.

Ainda nesta segunda-feira, 22, será feita uma reunião entre Semma Seurb e diretoria da igreja de Nazaré para decidir qual espécie será plantada no lugar da samaumeira.

O BT está agora na praça santuário acompanhando o processo de retirada da samaumeira : Confira clicando aqui