Mais um filhote de peixe-boi foi resgatado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). O animal foi encontrado por moradores na comunidade Laranjal, no distrito de Arapixuna, com vários cortes no corpo. Nas imagens, é possível ver a profundidade dos golpes.
O filhote macho, de aproximadamente 3 meses, pesa 18 kg e media 105 cm. De acordo com comunitários, o peixe-boi foi encontrado boiando no canal do rio Amazonas que dá acesso à comunidade.
Ao chegar ao local, a equipe da Semma constatou que o filhote apresentava cortes cranial e caudal, além de arranhões já cicatrizados pelo corpo. O resgate durou cerca de duas horas e meia.
O filhote passou por avaliação e está sob observação e cuidados no ZooUnama, instituição referência no Brasil no tratamento e reabilitação da espécie.
O peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis) está classificado como vulnerável na Lista Nacional de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e é uma das espécies contida no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sirênios.