///////

Lula e Helder oficializam Belém como sede da COP-30, em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Pará, Helder Barbalho, acabaram de anunciar que a Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou Belém como a cidade sede da Conferência das Partes (COP – 30), em novembro de 2025.

Em um vídeo conjunto publicado nas redes sociais, com a participação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi anunciado que a ONU aprovou no último dia 18 de maio a realização do evento em Belém. “Eu queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram no último dia 18 de maio a realização das Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025. Será a COP-30, proposta do presidente Lula, ainda como presidente eleito, em novembro do ano passado, na última reunião da COP no Egito. Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança de clima no Brasil e na cidade de Belém”, disse Vieira.

O presidente Lula questionou o governador Helder Barbalho se o estado do Pará está preparado para receber o evento. Em resposta, o emedebista celebrou a notícia e falou sobre os futuros desafios. “Queria festejar em nome do povo do Pará, e claro de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta. Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente. O estado do Pará, Belém, estarão ávidos a receber todos e trabalhando para que possamos, por um lado, fazer um belo evento, mostrarmos que a Amazônia está preparada para receber o Planeta, mas, por outro lado, também a construção do desenvolvimento sustentável em favor da nossa região”, disse Helder.

VEJA O ANÚNCIO NA ÍNTEGRA