///

Vídeo: Atacante do Ajax agride torcedor rival após ofensa racista

O atacante holandês Steven Berghuis, ponta-direita do Ajax e da seleção, agrediu um torcedor do Twente que ofendeu de forma racista um companheiro do time da capital, após derrota por 3 a 1, na última rodada do Campeonato Holandês, neste domingo, 28. Segundo relatos, a vítima do insulto seria Brian Brobbey.

Nesta segunda-feira, o atleta foi multado pelo Ajax por conta da agressão e o próprio chegou a se manifestar com um pedido de desculpas pela agressão, por “ter que ser um modelo como jogador do Ajax”, mas alertou que insultos desse tipo não podem ser normais.

“Depois de todos os jogos fora de casa, frequentemente somos alvo o arremesso de objetos quando estamos perto do ônibus dando autógrafos aos fãs. Estou acostumado com isso agora, mas as pessoas não podem achar que podem falar ou gritar o que quiserem. Minha reação não justifica nada, e eu entendo isso. Não foi uma boa ação, e eu tenho que ser um modelo como jogador do Ajax”, disse.

Com o resultado do jogo, o Ajax terminou o Campeonato Holandês na terceira colocação, após conquistar um tetracampeonato nacional nos últimos anos. Na próxima temporada, o clube disputará uma vaga na Liga Europa.

Berghuis está no time da capital desde 2021 e já representa a Holanda desde 2016, tendo disputado a Euro de 2020, quando o time foi eliminado para a República Tcheca e esteve na última Copa do Mundo. O atacante teve um pênalti defendido pelo argentino Dibu Martinez nas quartas de final da competição, quando a Laranja Mecânica foi eliminada pelos campeões.