///

Pessoas com dores na coluna vertebral podem ter atendimento gratuito em projeto da UFPA

Dores na coluna vertebral são uma das principais queixas de desconforto e dor corporal da população em todo o mundo, de acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta, ainda, que 80% da população mundial já teve ou ainda terá sua qualidade de vida afetada por essa dor. Para evitar esse processo, a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA desenvolveu o Projeto “Assistência e prevenção das disfunções na coluna vertebral”, que oferece atendimentos fisioterapêuticos gratuitos para pessoas com essas disfunções. Os interessados devem realizar cadastro de forma on-line

O projeto é um espaço de acolhimento institucional com o objetivo de prestar atendimento gratuito e restabelecer, no menor tempo possível, a saúde funcional da coluna vertebral de discentes e servidores da UFPA, além da comunidade externa. O foco do projeto são pessoas com lesões na coluna vertebral, como: hérnia de disco, dorsalgia, lombalgia, dor no pescoço, dor de cabeça, enxaqueca, escoliose, artrose na coluna, dor crônica na coluna, fratura de vértebra, pós-cirurgia de coluna vertebral, entre outros.

Atualmente, a queixa na coluna vertebral é uma das principais causas de busca ao profissional de saúde. Além disso, esse sintoma pode impactar negativamente a qualidade de vida, causar afastamento do trabalho e elevados custos em saúde. Por isso ter um espaço de acolhimento profissional à comunidade, dentro da UFPA, é extremamente necessário e benéfico, devido à alta prevalência da dor nas costas”, explica o professor Maurício Magalhães, coordenador do projeto. 

Atendimento

Após o cadastro on-line realizado inicialmente, os interessados devem aguardar a equipe do projeto entrar em contato para realizar o agendamento gratuito de uma avaliação física. Depois desse processo, a equipe desenvolve atividades voltadas para reduzir a intensidade de dor, melhorar a incapacidade funcional e proporcionar um retorno às atividades de vida diária de pessoas com queixas na coluna vertebral. As atividades do projeto são realizadas às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 12h, na Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (91) 3201 8892.

Informações: Ascom/UFPA