A Fundação Cultural do Pará (FCP) dará início, no amanhã, 3 de junho, ao “Arraial de Todos os Santos 2023″, festividade que reúne fazedores das culturas populares de todo o Pará. O evento iniciará com a tradicional “Revoada dos Pássaros Juninos”, que tradicionalmente abre a programação do Arraial de Todos os Santos da Fundação, às 17h, na Casa das Artes, ao lado da Basílica de Nazaré.
A Revoada vai contar com a participação de grupos composto por pessoas das comunidades de Outeiro, Icoaraci, Guamá e Telégrafo. A apresentação contará com a participação de todos os grupos de Pássaros Juninos e Cordões de Pássaros ou de Bichos da Região Metropolitana de Belém e ao longo da semana, na mesma ocasião, serão realizadas rodas de conversa sobre a cultura junina.
Ainda está previsto que o Auto Junino, no Curro Velho, ocorra entre os dias 9 e 11 de junho.
O Arraial de Todos os Santos é realizado há 27 anos, reunindo muita cultura em 30 dias de festa. A programação contará com apresentações de coletivos culturais, venda de comidas típicas, além de muita música da região amazônica.
Este ano, a FCP iniciou parceria com a Funtelpa, que fará a transmissão das atividades também para o interior do Estado, reforçando o alcance da festividade para os municípios do Pará. Além disso, o Programa Sem Censura Pará falará sobre o concurso Miss Caipira da Diversidade, e sobre as atividades alusivas ao dia do orgulho LGBTQIA+, no dia 28 de junho.
Apresentações
O XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, inicirá no Centur a partir do dia 16. A programação encerra no dia 2 de julho, dia no qual serão anunciados os resultados das quadrilhas e misses vencedoras do edital.
Haverá também a performance do Folguedo Junino, com 60 grupos de cultura popular contratados a partir do edital de Credenciamento de Coletivos das Culturas Populares. Estarão inclusos grupos de Carimbó, Parafolclóricos, Cordões de Pássaros e demais Bichos, Boi-Bumbá, Boi de Máscaras e Toada.