//////

Basílica Santuário de Nazaré retoma projeto de restauração nesta segunda-feira, 5

A Basílica Santuário de Nazaré anuncia na próxima segunda-feira, 5, o retorno do projeto de restauração da igreja símbolo do Círio de Nazaré. NA ocasião será celebrada uma missa de ação de graças, às 18h, seguida da cerimônia de assinatura do contrato com a empresa que realizará a obra.

O projeto de restauração foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura em janeiro de 2019, com o lançamento em 2020, porém logo foi paralisado devido à pandemia da COVID-19, além de aguardar homologação pela Lei Rounet. Após a revisão, a obra teve sua planilha autorizada para captação no valor de R$ 10.547.662,92 (dez milhões, quinhentos e quarenta e sete mil, seiscentos e sessenta e dois reais e noventa e dois centavos).

A previsão de conclusão da restauração é de até 20 meses, que engloba obras no Santuário e ações de educação patrimonial para alunos do ensino médio de escolas da rede pública da capital paraense, além da confecção de um livro, publicação sobre as obras de restauro e um documentário sobre o processo de intervenção.

O Santuário de Nazaré foi erguido há mais de 100 anos e guarda o símbolo que deu origem a uma das maiores procissões religiosas do mundo: a Imagem Original da Virgem de Nazaré, padroeira dos paraenses e homenageada no Círio. A Basílica recebe mensalmente cerca de trinta mil pessoas, entre paroquianos, turistas do Brasil e de outros países.