///

Enem 2023: Inscrições começam na próxima segunda-feira (5); saiba mais

Na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados em participar do exame terão até o dia 16 de junho para realizar o processo de inscrição, que deverá ser feito por meio da página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que você acessa clicando aqui.

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

Para realizar a prova, os candidatos devem responder um questionário com informações pessoais na página do participante e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85,00, que poderá ser quitada até o dia 21 de junho.

QUAIS OS DIAS DOS EXAMES?

As provas estão programadas para serem aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, com a abertura dos portões prevista para as 12h e o fechamento às 13h. O início do exame está marcado para as 13h30 e o término ocorrerá em horários diferentes em cada um dos dias de aplicação. O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro, e os resultados serão anunciados no dia 16 de janeiro de 2024.

Nos dois dias de aplicação do exame, os portões dos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas (horário de Brasília). O início do exame será às 13h30.

No primeiro dia de provas, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da redação e no segundo dia, os candidatos terão 5 horas para realizar as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática.

O Enem é conhecido como uma porta de entrada para diversas universidades, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Tanto instituições públicas quanto privadas utilizam o exame como critério de seleção de estudantes. A prova também dá acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O resultado pode ser utilizado em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que tenham convênio com o Inep.

QUEM PODE FAZER A PROVA?

Qualquer cidadão que tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando o último ano da educação básica pode fazer o Enem como forma de ingresso no ensino superior. Aqueles que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar como “treineiros”, utilizando o exame como uma forma de autoavaliação.