///

Ícone da Bossa Nova, Astrud Gilberto, morre aos 83 anos

A cantora Astrud Gilberto, reconhecida como uma das mais influentes vozes da história da bossa nova, faleceu aos 83 anos. A triste notícia foi confirmada por sua neta, Sofia Gilberto, por meio das redes sociais na madrugada desta terça-feira, dia 6.

Sofia compartilhou a informação em um post no Instagram, onde também mencionou a música “Linda Sofia”, composta por Astrud em sua homenagem. Além disso, Sofia expressou que sua avó havia se tornado uma estrela, reunindo-se ao seu avô, a também cantor e compositor João Gilberto.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Sofia Gilberto (@sofia_gilberto_oliveira)

A VERDADEIRA VOZ FEMININA DE “GAROTA DE IPANEMA” 

Astrud Gilberto alcançou reconhecimento internacional ao interpretar a versão em inglês da icônica música “Garota de Ipanema”, a segunda música mais tocada de todo o mundo, perdendo apenas para “Yesterday” dos Beatles.

A neta da cantora relembrou a trajetória da avó, destacando que, aos 22 anos, Astrud deu voz a essa versão e obteve fama global. A música se tornou um hino da bossa nova, em grande parte devido à sua interpretação. Sofia expressou seu amor eterno por Astrud, afirmando que ela foi o rosto e a voz da bossa nova para a maioria do planeta, e conclamou a todos a celebrarem a vida da cantora.

Astrud Evangelina Weinert nasceu em 29 de março de 1940, em Salvador. Ela foi casada com João Gilberto, considerado o “pai da bossa nova“, de 1959 a 1964, e juntos tiveram um filho chamado João Marcelo Gilberto, músico de 63 anos e pai de Sofia. Astrud teve uma carreira discográfica extensa, lançando 19 álbuns ao longo de sua trajetória. Após o ano de 2002, a cantora se afastou dos palcos. Descendente de uma mãe brasileira e um pai alemão, Astrud iniciou sua carreira musical em 1960. Três anos depois, mudou-se para os Estados Unidos com João Gilberto, onde produziram o álbum “Getz/Gilberto” em parceria com o saxofonista Stan Getz.

Astrud deixa dois filhos: Marcelo Gilberto, baixista fruto de seu casamento com João Gilberto, e Greg Lasorsa, de seu segundo casamento. Sua contribuição para a bossa nova e seu legado musical continuarão a ser apreciados e lembrados pelos fãs ao redor do mundo.